Alegrai-vos, Cristo ressuscitou do túmulo!

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João (20, 1-9)


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro¬. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro:¬ viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Com os santos do Carmelo

Refere Santa Teresa…

«Se estais alegres, vede-O ressuscitado, pois só com imaginar a sua saída do sepulcro vos alegrareis. Que esplendor e formosura! Que majestade! Que vitorioso e alegre! É como quem saiu triunfante da batalha onde conquistou um tão grande reino que, juntamente com Ele, quer que seja todo vosso. Será muito voltar alguma vez os olhos para Aquele que tanto vos dá?» (Caminho de Perfeição 26, 4).

Meditação

Escuta, Adão, e alegra-te com Eva, pois aquele que vos despojou a ambos e, com o seu engano, vos tornou cativos foi reduzido à impotência na cruz de Cristo. Hoje, ó Cristo, aboliste o império da morte com o teu poder e libertaste, ó dador da vida, as almas dos homens graças à tua ressurreição, Tu, nosso Salvador. Como a multidão dos anjos no Céu, assim o género humano celebra na terra a santíssima Ressurreição da tua bondade, Senhor. Hoje, Cristo ressuscitou do túmulo, do qual fez sair a incorruptibilidade para todos os mortais, e, na sua misericórdia, inaugurou com as portadoras de perfumes a alegria da ressurreição. Desperta-nos do túmulo do pecado, nós, mortos pela multidão das nossas paixões, ó Salvador, verdadeiro amigo do homem, que pela tua ressurreição destruíste a tirania da morte. Alegrai-vos, sábias perfumistas, mulheres que fostes as primeiras a ver a ressurreição de Cristo e que anunciastes aos apóstolos a ressurreição de todo o mundo. Adoro-te, Pai sem princípio que és a vida, adoro contigo o teu Filho Eterno que é a vida, vida e fonte viva é o Espírito Santo: glorifico a única e Vida verdadeira.

Livro das Horas do Sinai (século IX)

Macarismos da Ressurreição, SC 486