Evangelho segundo São Lucas 10,1-9 (26-01-24)
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide. Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: “Paz a esta casa”. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: “Está perto de vós o Reino de Deus”».
Comentário ao Evangelho
No Evangelho de hoje, Jesus envia setenta e dois discípulos para difundir a mensagem da paz e do Reino de Deus. Do mesmo modo, S. Timóteo e S. Tito, como bispos e discípulos de S. Paulo, levaram a cabo esta missão na comunidade cristã primitiva.
Tal como os discípulos foram instruídos a ir com humildade e dependência de Deus, a vida moderna exige uma abordagem semelhante. No nosso mundo acelerado, é essencial adotar um espírito de serviço, compaixão e espalhar a mensagem do amor.
S. Timóteo e S. Tito são exemplos de liderança na Igreja, sublinhando a importância de alimentar as comunidades de fé. Hoje, a sua memória encoraja-nos a sermos firmes no nosso compromisso com a fé, promovendo a unidade e guiando os outros nas suas jornadas espirituais.
Ao refletirmos sobre estas escrituras e as vidas destes santos, consideremos como podemos contribuir ativamente para o bem-estar das nossas comunidades, incorporando os ensinamentos de Cristo na nossa vida quotidiana.
Pe. José Arun