EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS 7,31-37 (09-02-24)
Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».
Meditação da palavra
Caros irmãos e irmãs em Jesus Cristo
Imaginemos que somos o surdo desta passagem e estamos completamente isolados do mundo dos sons. Não podemos ouvir o som das vozes dos nossos entes queridos; não podemos ouvir o riso das crianças, o vento nas árvores, a água a correr, os pássaros a chamar, a música ou o canto. É uma adaptação difícil para qualquer um de nós.
A surdez pode ser uma experiência isoladora. Uma coisa é perder o olfato ou o paladar, mas perder a audição coloca muitos desafios na vida.
A certa altura, estávamos todos afastados de Deus, separados dele pelos nossos pecados. E éramos tão incapazes de mudar a nossa condição como o homem surdo e mudo da passagem de hoje. Mas se és um crente, de alguma forma Deus chegou até ti, tal como Jesus chegou até ao homem surdo. Tinhas um coração de pedra e os teus ouvidos eram surdos às coisas espirituais, mas Jesus falou ao teu coração: “Abre-te!” e o teu coração abriu-se a Deus. Foi um milagre! Achas que curar o surdo foi um milagre espantoso? Não é nada comparado com o milagre da salvação.
Talvez já seja crente há algum tempo, mas tem escorregado na sua caminhada com Deus. Já não fala com ele como dantes. Não o ouve como dantes. Esta manhã, Jesus diz-lhe: “Abra-se!” Abre os teus ouvidos à maravilhosa verdade da palavra de Deus, mais uma vez. Abre a tua boca! Confessa o teu pecado a Deus e deixa que os teus lábios falem em louvor dele. Diz em voz alta para o mundo inteiro ouvir: “Eu creio que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, que morreu e ressuscitou!” Confesse com os seus lábios que Jesus é o Senhor.
Deus chama-o a fazer alguma coisa, talvez a dar um passo em frente na fé ou a confiar nele de novas formas? Então ouça Cristo dizer-lhe: “Abre-te!” Esteja aberto para que Deus trabalhe na sua vida; esteja aberto para que o Espírito de Deus trabalhe em si; esteja aberto para a vontade de Deus, seja ela qual for.
Esta é a nossa palavra para hoje. Abre-te a Deus. Estejam abertos a Jesus. Ele é o Cristo. Ele é o Messias. Ele fez bem todas as coisas e fará bem todas as coisas. E quando Cristo conduz a vossa vida, não importa quão pedregoso seja o caminho que percorrem, o fim é sempre bom. Tudo irá bem e todas as coisas irão bem, porque Cristo é Deus e Cristo é bom. “Abre-te!” Esteja aberto a Deus e ao seu incrível amor por si. Ámen.